A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio que em geral causa gases, dor de barriga, diarreia e também constipação, interferindo na qualidade de vida.
Leia este artigo até o final para saber mais sobre o assunto!
O QUE É SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?
A Síndrome do Intestino Irritável é considerada uma doença funcional, já que não demonstra anormalidades estruturais e bioquímicas em exames laboratoriais e de imagem, de acordo com a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). Suas causas ainda não são bem compreendidas, e o diagnóstico é feito com base nos sintomas – principalmente dor e distensão abdominal, e a alternância de períodos de constipação e diarreia.
Assim, ao notar essas alterações intestinais constantes, é importante buscar auxílio médico. O diagnóstico da Síndrome do Intestino irritável é clínico, e alguns exames podem ser solicitados apenas para a exclusão de outras possíveis doenças com sintomas semelhantes. De acordo com a intensidade dos sintomas, o médico também poderá solicitar uma pesquisa de supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SCBID).
POSSÍVEIS CAUSAS DA SII
Os fatores que desencadeiam ou agravam a Síndrome o Intestino Irritável variam de pessoa para pessoa. Especialistas indicam que o problema possui ligação com fatores emocionais, dieta, uso de determinados medicamentos e alterações hormonais, sendo considerado pela comunidade médica como um distúrbio multifatorial que relaciona alterações neurológicas e intestinais.
Já é possível apontar que, provavelmente, a síndrome esteja relacionada a uma hipersensibilidade visceral que pode ser agravada pela ingestão de certos alimentos.
Em algumas pessoas, os sintomas da síndrome começam após um episódio de gastroenterite – infecção intestinal caracterizada por diarreia, cólicas, náuseas, vômito e febre.
Certas refeições podem ser desencadeadoras do problema, ou ainda, uma rotina alimentar que inclui farinha branca, laticínios, feijão, chocolate, café, determinados adoçantes artificiais, e até mesmo algumas frutas e verduras parecem agravar os sintomas.
TRATAMENTO DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL
Como vimos, os fatores que desencadeiam a SII variam de pessoa para pessoa, e os tratamentos também podem ser diferentes em cada caso, envolvendo normalmente:
1. MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO
Conforme já mencionado, a alimentação está intimamente ligada com a piora da SII, e após o diagnóstico clínico, é imprescindível que o paciente seja encaminhado a um nutricionista, o qual poderá orientar adequadamente em relação à dieta.
De um modo geral, é aconselhável evitar alimentos que produzam gases e causem diarreia, e é benéfico aumentar o consumo de fibras e de água ao observar episódios de constipação.
2. PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS
Os medicamentos podem incluir, de acordo com a orientação de um médico em cada caso, laxantes, anticolinérgicos, antidiarreicos, antibióticos, antidepressivos e probióticos.
Você já ouviu falar no suplemento BIOintestil? Biointestil é um produto que favorece o equilíbrio da microbiota intestinal, possibilitando a prevalência de bactérias boas, melhorando a digestão e beneficiando o trânsito intestinal. Auxilia no controle da disbiose e da síndrome do intestino irritável, e alivia sintomas como flatulência excessiva, refluxos, náuseas e constipação. Saiba mais sobre o Biointestil.
3. PSICOTERAPIA
A psicoterapia também pode ser recomendada para auxiliar no tratamento, tendo em vista que a Síndrome do Intestino Irritável demonstra ter ligação com fatores emocionais. Grandes cargas de ansiedade e estresse podem agravar o problema, e as sessões de psicoterapia, com um profissional habilitado, podem promover muitos benefícios.
Manter um estilo de vida mais saudável e praticar atividades físicas também é fundamental para a melhora do quadro.
De um modo geral, ao ser diagnosticada e abordada adequadamente, a SII normalmente apresenta boa remissão, sem causar complicações.
Obs: este artigo possui fins informativos. Ao notar qualquer alteração persistente, consulte seu médico de confiança.
Fontes Consultadas: Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN) | Manual MDS | Hospital 9 de Julho.
Fonte da imagem: Freepik.