A regra básica para emagrecer com saúde normalmente associa uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, no entanto, mesmo seguindo esses passos alguns organismos parecem não responder ao processo da forma esperada, causando o efeito sanfona (emagrecimento seguido do ganho de peso) e muita frustração. Especialistas apontam que isso ocorre porque cada corpo reage de uma maneira particular aos estímulos que oferecemos a ele, e, embora existam algumas pessoas que alcançam a boa forma com poucos esforços, muitas outras precisam lançar mão de um conjunto de estratégias. Confira as nossas 6 dicas a seguir!
6 DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE
Confira as dicas que selecionamos para otimizar o seu processo de emagrecimento.
INVISTA EM FOLHAS VERDES E GRÃOS
Emagrecer com saúde não tem ligação com dietas restritivas demais e difíceis de manter. Ao contrário, é preciso ter equilíbrio, calibrar as quantidades e assumir estratégias para aumentar a saciedade também. As folhas verdes, como alface, agrião, rúcula, entre outras, são excelentes opções para ajudarem nessa missão – para isso, consuma uma porção de salada antes das principais refeições.
Aqui também entram os grãos – sementes de chia e linhaça, por exemplo, favorecem a saciedade, reduzem o índice glicêmico dos alimentos e apoiam o emagrecimento.
CUIDADO COM AS BEBIDAS
Que o refrigerante é um grande inimigo do emagrecimento e da saúde, não é novidade, mas você sabia que trocá-lo por um néctar ou suco de caixinha industrializado também não trará benefícios? Além disso, quando o assunto é emagrecer com saúde, especialistas indicam que o ideal é consumir a própria fruta, em vez do suco, já que dessa forma você também estará ingerindo fibras e um alimento com menor índice glicêmico.
Beber água é essencial, e aderir ao consumo de chás saudáveis pode ser uma ótima pedida.
ESCOLHA OS EXERCÍCIOS QUE AJUDAM A EMAGRECER
A prática de diversas modalidades de exercícios físicos possui o seu valor, mas quando o objetivo é emagrecer com saúde, especialistas apontam que a musculação é a melhor opção, tendo em vista que o gasto calórico é maior.
Pesquisas recentes também apontam que os exercícios de HIIT (treino intervalado de alta intensidade), são excelentes para acelerar o metabolismo e aumentar a queima calórica. Até mesmo depois que termina o treino, o corpo continua trabalhando a todo vapor. Você pode aliar esse tipo de exercício, com a musculação, caminhada, bicicleta, etc.
REDUZA O CONSUMO DE AÇÚCAR
Sempre que se deparar com alimentos vazios – biscoitos, bolos e pães feitos com farinha refinada, por exemplo – tente evitá-los. Isso porque, quanto menor o nível de açúcar circulante no sangue, menor a quantidade de insulina, o que irá refletir em um depósito de gordura reduzido.
Talvez você também se interesse por este assunto: Morosil - tudo que você precisa saber!
FUJA DO ESTRESSE E TENHA BOAS NOITES DE SONO
O estresse excessivo é responsável pela liberação de substâncias que provocam alterações sérias no corpo, como o acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, pessoas muito ansiosas e estressadas podem tentar buscar alívio na comida, o que não é bom nem para a saúde e nem para o processo de emagrecimento. Problemas emocionais também interferem no sono, e noites mal dormidas podem influenciar a liberação do hormônio da fome, a glelina. Busque estratégias para relaxar, ter mais equilíbrio emocional e boas noites de descanso.
CONTE COM UM AUXÍLIO NATURAL
Dentro de uma estratégia bem estruturada e avaliada por um nutricionista, médico, ou profissional de saúde habilitado, as fórmulas naturais podem oferecer uma valiosa ajuda ao processo de emagrecimento, podendo aumentar a saciedade, acelerar o metabolismo, reduzir a absorção de carboidratos, controlar a compulsão alimentar e estimular a detoxificação.
Aproveite para conhecer a seção de Emagrecimento do site Flor da Pele.
DIETA PARA EMAGRECER RÁPIDO?
Muitas pessoas buscam alternativas milagrosas para emagrecer rápido e entrar em forma, mas a realidade é que emagrecer com saúde e de forma definitiva requer uma mudança de estilo de vida, incluindo novas escolhas, substituições mais viáveis e estratégias que podem otimizar o processo, como as que mencionamos aqui.
Fontes consultadas: Revista Boa Forma | Hospital Sírio Libanês | Ativo Saúde.
Fonte da imagem: Nutricionista foto criada por prostooleh - br.freepik.com