Quando se fala sobre estética e bem-estar, a celulite sempre acaba marcando presença, afinal, afeta cerca de 95% das mulheres. Apesar de não ser considerada uma doença, certamente causa diversos incômodos, de modo que tem sido tema recorrente de pesquisas e estudos aprofundados conduzidos por especialistas que querem compreendê-la melhor e criar alternativas eficazes para controlá-la e combatê-la. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, entender como se forma, a classificação dos seus graus e o que todos querem saber: será que tem tratamento? Continue lendo para descobrir!
CELULITE: O QUE É?
Conhecida no meio científico como “adipose edematosa” ou “lipodistrofia ginóide”, a celulite é um depósito de gordura sob a pele, deixando aquela aparência ondulada característica.
Essa condição geralmente ocorre em áreas do corpo onde a gordura está sob a influência do hormônio feminino “estrógeno”, como quadris, coxas e nádegas, mas também pode aparecer na parte inferior do abdômen, braços e nuca.
É importante citar que a obesidade não é um fator obrigatório para o seu surgimento, ou seja, ela ocorre também em mulheres magras. Alguns hábitos nocivos colaboram para a sua formação, como sedentarismo, cigarro e má alimentação, e outros fatores também podem influenciar, como a poluição e estresse em excesso.
SINTOMAS DA CELULITE
A celulite se manifesta tanto de uma forma mais branda quanto mais grave. Os sintomas podem incluir:
- Textura “Casca de Laranja”: É aquela pele com uma aparência ondulada, semelhante à casca de laranja. Essa formação nas áreas afetadas ocorre devido ao acúmulo de gordura, e é a principal característica;
- Nódulos: Há casos em que algumas áreas apresentam pequenas protuberâncias ou nódulos, causados também pelo aumento dos depósitos de gordura;
- Pele Flácida: A celulite pode ocasionar flacidez nas áreas afetadas;
- Dor, Desconforto ou Endurecimento: Pode haver intenso desconforto nas áreas afetadas. Em casos mais avançados, pode provocar endurecimento e/ou dor.
TIPOS DE CELULITE
Existe um método chamado “Cellulite Severity Scale” (Escala de Severidade da Celulite) desenvolvido para avaliar os graus, considerando as principais características.
- Número e profundidade de depressões;
- Aspecto das áreas elevadas;
- Lesões elevadas;
- Flacidez;
- Graus da antiga classificação.
Ao analisar os aspectos acima, cada item recebe uma pontuação de zero a três, e a soma desses pontos determinará o grau da celulite:
- Leve: 1 a 5 pontos
- Moderada: 6 a 10 pontos
- Grave: 11 a 15 pontos
Ao fazer essa análise clínica de forma detalhada, será possível determinar qual o melhor tratamento indicado para cada caso.
TRATAMENTOS PARA CELULITE
Ainda não existem maneiras de fazer com que a celulite desapareça por completo, mas hoje em dia, graças aos avanços dos estudos sobre o tema, há opções de tratamentos que amenizam o seu aspecto. Também é necessário haver uma mudança nos hábitos, fazendo uma combinação inteligente entre o tratamento e um estilo de vida saudável. Assim, para tratar essa condição, as alternativas existentes são:
Suplementos Orais
Os suplementos orais são uma alternativa segura e tem apresentado excelentes resultados. Estudos recentes viabilizaram o desenvolvimento de fórmulas que agem diretamente nas células de gordura e nas regiões onde há ondulações.
Aproveite e conheça Bombom Anticelulite, uma fórmula fitoterápica manipulada em chocolate 70% que atua na redução da retenção de líquidos e na diminuição do acúmulo de gordura, ajudando a tratar a celulite. Clique aqui para saber mais!
Cremes para Celulite
Os cremes anticelulite também podem ser importantes aliados no tratamento. Eles agem na pele e estimulam a circulação, ajudando a diminuir o aspecto ondulado da epiderme.
Clínicas de Estética
Diversas clínicas de estética oferecem tratamentos que atenuam os sintomas, muitos deles voltados para graus mais elevados como 3 ou 4. Exemplos de tratamentos são: drenagem linfática, lipocavitação, eletrolipólise e carboxiterapia, entre outros. No entanto, é preciso sempre procurar clínicas responsáveis e jamais optar por locais clandestinos, pois alguns desses procedimentos são invasivos, têm alto custo e precisam ser realizados por profissionais habilitados.
Exercícios Físicos
O hábito de praticar exercícios físicos é um poderoso aliado no combate à celulite por ajudar a acelerar o metabolismo e a ativar a circulação, queimando gorduras e eliminando toxinas.
Alimentação Saudável
Adotar uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas e principalmente fibras auxiliará o corpo a funcionar melhor. Além disso, vale evitar alimentos que fazem mal, com excesso de sal ou gordurosos demais, por exemplo. Consulte um profissional nutricionista ou nutrólogo para saber como suprir as necessidades do seu corpo de maneira adequada e balanceada.
Hidratar-se bem
Além da alimentação balanceada, é importante manter a hidratação do corpo, beber água e outros líquidos durante o dia, como chás e sucos naturais. Um corpo hidratado retém menos líquidos, além de estimular a produção de urina, eliminando toxinas do corpo. Isso ajudará a melhorar o aspecto da celulite.
EXISTE UMA MANEIRA DE PREVENIR A CELULITE?
A mudança do estilo de vida para uma rotina com hábitos saudáveis potencializará os efeitos de qualquer tratamento e ajudará a prevenir o surgimento e/ou aumento da celulite já existente. E, mais do que apenas cuidar do problema em si, é importante cuidar da saúde de modo geral e manter as consultas médicas em dia.
O cuidado com a saúde e bem-estar combinado com o tratamento adequado favorecerá um resultado satisfatório, além de melhorar diversos outros aspectos da vida.
Fontes consultadas: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia | Portal Minha Vida | Portal Tua Saúde | Melhor Com Saúde
Imagem de Freepik