Você provavelmente já ouviu falar sobre a alcachofra, uma planta utilizada na culinária por seu sabor há muitos anos. O que poucos sabem é que ela também possui propriedades incrivelmente benéficas, sendo utilizada para fins medicinais por povos antigos. Segundo dados do Ministério da Saúde, ela consta na lista dos alimentos funcionais. Hoje vamos falar sobre como essa planta pode elevar ainda mais a sua qualidade de vida através de 8 benefícios!
CONHECENDO A ALCACHOFRA
A alcachofra, conhecida cientificamente como Cynara scolymus L., é nativa do Mediterrâneo e norte da África, e tem sido cultivada há séculos. O que a torna tão especial é o fato de ser rica em fibras e flavonoides, além de conter vitamina C e minerais, como o potássio e fósforo. Essa composição especial confere ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, probiótica e antidispéptica, isto é, ajuda a combater a má digestão. Mas, na prática, o que isso oferece para a nossa saúde?
BENEFÍCIOS DA ALCACHOFRA PARA A SAÚDE
A partir de agora, vamos conhecer de forma detalhada alguns dos principais benefícios da Alcachofra para a nossa saúde:
Reduz o Colesterol
Essa ação benéfica se deve ao fato de ser rica em fibras como a inulina e pectina, de modo que ajudam a diminuir a absorção de gorduras e aumentar sua eliminação pelas fezes, reduzindo os níveis de colesterol “ruim”(LDL). Sua composição também ajuda a prevenir a formação de placas de gordura no sangue, condição conhecida como aterosclerose.
Sabia que a Alcachofra + Silimarina é uma fórmula que ajuda a proteger o fígado e a controlar o colesterol? Clique aqui para conhecer!
Regula os níveis de glicose
Essa planta é considerada um alimento de baixo índice glicêmico devido à sua riqueza em fibras e proteínas, que desempenham um papel fundamental na regulação dos níveis de glicose e insulina no organismo, contribuindo para a prevenção da diabete.
Melhora a saúde do fígado
A alcachofra é uma excelente fonte de substâncias antioxidantes, tais como os flavonoides e os polifenóis, que desempenham um papel protetor para o fígado e auxiliam na eliminação de toxinas do corpo por meio da urina, das fezes ou da transpiração. Devido à sua capacidade de preservar e otimizar as funções hepáticas, a alcachofra também alivia os sintomas associados à má digestão, como náuseas, desconforto e dor abdominal.
Aproveite para conhecer Silimarina + Alcachofra + Metionina, um composto especialmente desenvolvido para melhorar as funções do fígado, protegendo-o e promovendo uma boa saúde hepática. Clique aqui para saber mais.
Reduz a retenção de líquido
Seus componentes possuem uma ação diurética, ou seja, alivia a retenção de líquido e o inchaço, melhorando diversos aspectos da saúde.
Ajuda a regular a pressão arterial
A alcachofra possui um teor elevado de potássio, o que estimula a produção de urina e auxilia na eliminação do excesso de sódio no corpo, contribuindo para o controle e a prevenção da hipertensão. Além disso, a alcachofra é fonte de antioxidantes, como flavonoides e carotenoides, que inibem a ação nociva dos radicais livres, preservando a saúde das artérias.
Pode auxiliar no processo de emagrecimento
Quando associada a um estilo de vida saudável e outros processos para emagrecer, a Alcachofra é uma importante aliada, pois contribui para a saciedade e melhora a saúde do intestino. Além disso, possui poucas calorias e carboidratos.
Tem ação rejuvenescedora
Devido à sua concentração de compostos bioativos, como a vitamina C, flavonoides e carotenoides, a alcachofra desempenha um papel importante no combate aos radicais livres, estimulando a produção de colágeno, resultando na redução de rugas. Além disso, as fibras abundantes na alcachofra desempenham um papel na estabilização dos níveis de glicose sanguínea, prevenindo a inflamação celular e, como resultado, minimizando a flacidez e retardando o processo de envelhecimento.
Melhora o funcionamento do intestino
Graças às fibras e à água presentes em sua composição, a alcachofra desempenha um papel importante na formação e eliminação das fezes, tornando-a um alimento eficaz no combate à constipação e contribuindo para uma flora intestinal saudável.
COMO UTILIZAR A ALCACHOFRA
Em sua forma natural, a alcachofra pode ser utilizada no preparo de diversas receitas culinárias, garantindo um prato saboroso e nutritivo.
Uma maneira de usufruir de seus benefícios de forma mais direta é através da suplementação oral em cápsulas, sob a supervisão de um médico.
Lembre-se de manter as consultas médicas em dia para manter uma boa saúde e garantir bem-estar e qualidade de vida.
Fontes consultadas: Portal Sua Saúde | Portal Minha Vida | “Cynara scolymus L. (Alcachofra)” - Fiocruz | Biblioteca Virtual Ministério da Saúde
Imagem de 8photo no Freepik