Ao falar sobre hábitos saudáveis na alimentação, com certeza precisamos mencionar a cúrcuma. A História Antiga relata seu uso principalmente como pigmentação de tecidos e temperos, mas você pode se surpreender com as maravilhas que essa pequena raiz, que é da mesma família que o gengibre, tem a oferecer.
Sabia que ela traz diversos benefícios para a saúde? Hoje vamos detalhar sete, mas são apenas os principais; a cada dia surgem mais estudos sobre suas ações em nosso corpo e novas descobertas estão sendo feitas. Quem saber mais? Então continue lendo que trouxemos informações valiosíssimas para você!
Cúrcuma: O que é e de onde vem
Também conhecida como “curcuma longa” ou “açafrão da terra”, a cúrcuma é originária do sudoeste da Ásia e da Índia. É uma raiz com um sabor amargo, adstringente, com cheiro característico e uma forte cor amarela. Dela nasce uma linda flor que também é comestível, bem como suas folhas, mas a concentração maior de seu uso está na raiz.
Desde a antiguidade, ela é usada para fins de pigmentação de tecidos, inclusive nos mantos dos monges, e também foi amplamente utilizada na medicina antiga ayurvédica (sistema medicinal característico da Índia Antiga).
Quais os principais benefícios da Cúrcuma?
Os benefícios são tantos que, a cada dia, diversos novos estudos são conduzidos com essa temática. Especialistas também fazem testes em laboratório para conhecer e atestar as ações desse extrato, o que só confirma a prática da medicina antiga da Asia que já fazia (e o faz até os dias de hoje) uso da cúrcuma para o tratamento de diversos males e doenças. A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios que podem ser obtidos a partir do consumo dessa especiaria:
Antioxidante
A ação antioxidante garante proteção das células contra os efeitos dos radicais livres, regulando os níveis do colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares.
Anti-inflamatória
Estudos comprovam que a cúrcuma também é um ótimo anti-inflamatório natural, isto é, amenizam e minimizam os sintomas comuns da inflamação.
Antibacteriana
Se você busca uma alternativa natural com ação antibacteriana, a cúrcuma é uma excelente opção. Estudos feitos em laboratório constataram que a curcumina suprimiu uma grande variedade de micro-organismos, além de mostrar-se antiparasitária.
Antifúngica
Especialistas relatam que o extrato também pode ser um importante aliado no tratamento das infecções causadas por fungos, como micoses em geral, onicomicose e candidíase.
Antitumoral
Além de ter uma ação que pode ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer, pesquisas demonstram que a cúrcuma pode inibir o desenvolvimento de algumas formas de tumores, impedindo a formação de vasos sanguíneos que os nutrem.
Antiespasmódica
A cúrcuma tem uma ação antiespasmódica, ou seja, inibe a contração involuntária dos músculos do abdômen que causam as cólicas, sejam elas de origem gastrointestinal, menstrual ou das vias biliares.
Neuroprotetora
Além de todos os benefícios citados acima, a cúrcuma ou açafrão-da-terra também protege o Sistema Nervoso Central, tendo ação preventiva contra doenças neurodegenerativas, derrames ou isquemia cerebral.
Outros Benefícios
Conheça alguns benefícios adicionais da Cúrcuma:
- antidiarreica;
- antiescorbútica;
- antiespasmódica;
- antiparasitária;
- antiviral;
- diurética;
- hepatoprotetora;
- sedativa.
Uso geral da Cúrcuma
Na culinária, ela já é bem conhecida tanto para temperar quanto para colorir certos pratos, dando-lhes uma bela tonalidade amarela. Quando utilizada para fazer o curry, por exemplo, é a cúrcuma a responsável pela tonalidade característica do tempero.
Na alimentação, ela pode ser usada tanto na forma em pó, que é a forma mais comum, quanto sua raiz de forma integral, que terá um sabor bem mais acentuado. Em ambos os casos, pode ser encontrado em supermercado comuns.
Nem todos apreciam o sabor dessa especiaria, mas a cada dia mais pessoas demonstram interesse em fazer uso da cúrcuma para fins de melhorar a saúde e a qualidade de vida e, por isso, existe uma opção mais fácil para poder aderir ao seu uso, que falaremos no próximo tópico.
Como usar a Cúrcuma em forma de suplemento
Pode ser difícil se habituar ao uso de um tempero com um sabor tão característico, principalmente para quem não tem costume. Além disso, o uso na comida não garante total absorção dos nutrientes, sendo o extrato em cápsulas uma ótima opção.
A Farmácia Flor da Pele disponibiliza a Curcuvail 200 mg, que é o extrato da Cúrcuma bio-otimizada, padronizado em 35% de curcuminoides totais, desenvolvido através de alta tecnologia.
Curcuvail foi desenvolvido especialmente para que se tenha um maior biodisponibilidade, que é o aproveitamento dos benefícios da Cúrcuma, principalmente em sua ação anti-inflamatória.
Acesse o nosso site e saiba mais sobre o Curcuvail em cápsulas.
Lembre-se: é recomendável sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento.
Fontes Consultadas: Portal Tua Saúde | eCycle | Artigo "Cúrcuma e Suas Propriedades Funcionais: Uma Revisão Integrativa."
Fonte da Imagem: Imagem de jigsawstocker no Freepik