Processo de Manipulação

Conferência de Receitas

Nossos farmacêuticos analisam todas as receitas, checam doses e possíveis incompatibilidades medicamentosas.

Matérias Primas

As matérias-primas são adquiridas de fornecedores previamente qualificados; são inspecionadas quando recebidas, permanecendo em quarentena em ambiente com temperatura e umidade do ar controlada. São submetidas a testes físico-químicos e organolépticos e após aprovadas são liberadas para a manipulação, garantindo a qualidade do medicamento manipulado.

Manipulação de Fórmulas

De acordo com o tipo de fórmula é encaminhado para os laboratórios específicos:

- Laboratório de Cápsulas:


• Tipos de Cápsulas:


Cápsulas de gelatina dura

 - As Cápsulas Gelatina dura, juntamente com os comprimidos, são as formas mais frequentes de administração oral de medicamentos. As cápsulas possuem grande variedade de cores proporcionadas por corantes (transparentes e opacas) e tamanhos diversos.


Cápsulas revestidas 

- Apresentam características de liberação retardada. Elas são desenvolvidas de modo a passarem intactas através do estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do princípio ativo. As cápsulas revestidas são empregadas quando a substância ativa é destruída pelo suco gástrico e é particularmente irritante à mucosa.


Cápsulas vegetais 

- Excelente opção para encapsular insumos higroscópicos. Outra vantagem é que não contém glúten, amido e substâncias alérgenas. Ideal para público Vegetariano, Vegano e alérgicos às frações de proteínas animais.


Laboratório de Fórmulas Farmacêuticas diferenciadas

 –  Há pacientes que merecem também uma atenção diferenciada. Os idosos, bebês, crianças, pacientes acamados podem necessitar de soluções farmacêuticas que facilitem a administração de medicamentos, viabilizando a melhor adesão e aceitação do tratamento. Manipulamos formas farmacêuticas diferenciadas tais como: shakes, pastilhas; comprimidos orodispersíveis; balas de goma; bombons; sopas; suspensões e xaropes.


Laboratório de Fórmulas Dermatológicas 

– O desenvolvimento de novas fórmulas, o aprimoramento das bases farmacêuticas, aliadas a infraestrutura que o laboratório oferece, resultam em produtos  inovadores seguindo sempre conceitos e tendências importantes na prevenção e tratamento da pele. São manipulados, cremes, loções, séruns, géis e outros.


Laboratório de Antibióticos e Hormônios 

-  Manipulamos hormônios e antibióticos seguindo a legislação vigente que preconiza 1 cabine de segurança  ou sala de manipulação dedicada. Essas cabines têm como função proteger o manipulador e a formulação (pois previne contaminação cruzada). A cabine permite a filtragem do ar  retendo partículas e microorganismos, sem retorno do ar para o ambiente, renovando e aumentando a oxigenação.


Laboratório de Homeopatia e Florais 

- Manipulação de fórmulas homeopáticas nas formas sólidas (glóbulos/tabletes/papéis) e líquidas (gotas /doses únicas) e florais de Bach e Saint Germain.


Laboratório de Controle de Qualidade 

- Toda matéria-prima recebida é submetida a testes físico-químicos e organolépticos. O farmacêutico responsável pelo controle de qualidade examina o laudo de análise conferindo se todas as especificações foram atendidas. Depois de analisadas as matérias primas são liberadas para manipulação, garantindo a qualidade do medicamento manipulado.


Rotulagem e Conferência

 - As fórmulas são individualmente rotuladas com os dados da identificação do paciente, da ordem de produção, rótulos, embalagem e confrontadas com a receita prescrita.


Dispensação:

 Ao ser entregue ao cliente a fórmula é conferida e  informações técnicas necessárias são fornecidas para o uso correto do medicamento.

 

 

Certificações